28/09/2008

O Pontão de Cultura da UNE


O objetivo é fazer circular a produção cultural entre os CUCA’s, além de fomentar a integração com a comunidade, promovendo assim, uma intensa troca entre a cultura erudita e popular .
Foi lançado na noite desta terça-feira (23) em Manaus, durante a passagem da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Pontão de Cultura CUCA da UNE.
O projeto é uma ação do Programa Cultura Viva que visa criar espaço e oportunidade para articulação entre os Pontos de Cultura, além de difundir ações culturais no âmbito regional, abrangendo diversas linguagens artísticas.
"Nossa proposta é que os pontos de cultura "invadam" as universidades, que as estruturas acadêmicas se deixem levar pelo cortejo da cultura popular, entrando na roda onde os diversos saberes delineiam suas diferenças, reafirmam suas particularidades e se oxigenem mutuamente", disse a coordenadora de comunicação do Instituto CUCA, Alessandra Stropp.
Atualmente a gravitam em torno do Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE 10 Pontos de Cultura: RJ, SP, RS, PR, MT, ES, BA, PE, PB e DF, além dos CUCA’s Amazonas, Rio Grande do Norte e Piauí. O objetivo do Pontão de Cultura é fazer circular a produção cultural entre esses centros, além de fomentar a integração com a comunidade local, promovendo assim, uma intensa troca entre a cultura erudita, acadêmica, e a cultura popular.
O projeto será realizado em duas fases: de setembro a dezembro de 2008 e de fevereiro a junho de 2009, tendo como pólos articuladores 13 universidades públicas do país: uma em cada estado onde funcionam os CUCA’s.
Um dos instrumentos utilizados para a consolidação da rede de cultura será a reapropriação da técnica do Cinejornal, tecnologia social de documentação utilizada pelo CUCA da UNE, nos diferentes estados e universidades. O projeto fomentará também a produção de conteúdo audiovisual gerado e gerido a partir de outras perspectivas que não as impostas pela mídia hegemônica.
"Levando-se em consideração o papel central que a imagem assume no mundo contemporâneo, é preciso aproveitar esse programa para explorar os meios audiovisuais como ferramenta de construção crítica da memória social", reforça Alessandra.
"Incentivando a convivência e outras vivências a partir do espaço das universidades, estaremos pisando no terreno do novo, plantando as sementes do futuro. Em essência, é a isso que o Pontão de Cultura CUCA da UNE se propõe" resume.
Da Redação do Estudantenet, com Blog do CUCA:

24 anos de luta em defesa do Brasil

Do Blog do Ramon, em 22/09/2008


Há exatos 24 anos, no dia 22 de setembro de 1984, jovens reuniram-se na Assembléia Legislativa de São Paulo para fundar aquela que viria a ser a maior organização de juventude do país, a União da Juventude Socialista (UJS). Fruto da história de lutas da juventude e do povo brasileiro, a UJS nasceu em um momento de grande batalha histórica pra garantir a democracia em nosso país: as Diretas Já!


Tendo como primeiro Coordenador-Geral (função equivalente à Presidente), o hoje deputado federal Aldo Rebelo, a UJS teve presença marcante nas grandes manifestações pela redemocratização do Brasil. E não parou por aí. Durante a Assembléia Nacional Constituinte, em 1988, a militância da UJS garantiu a aprovação do voto aos 16 anos, conquista histórica da juventude inserida na nossa Constituição.


Em 1989, participando ativamente da Frente Brasil Popular, a juventude do Araguaia dedicou a energia de seus aguerridos quadros à campanha de Lula à Presidência da República, fato que se repetiria nas eleições seguintes.


Os caras-pintadas também tinham a marca da UJS. As passeatas pelo Fora Collor foram capitaneadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidades nacionais representativas dos estudantes e que contam com vários jovens socialistas em suas fileiras.


Mas a derrubada de Fernando I não bastou pra frear o neoliberalismo no Brasil. O príncipe dos sociólogos, Fernando II, iniciou um projeto anti-nacional e entreguista como nunca visto dantes. Mas mais uma vez a UJS esteve presente como uma pedra no sapato dos vendilhões. A Marcha dos Cem Mil e as inúmeras manifestações espalhadas por todo o país culminaram com a eleição de Lula à Presidência da República em 2002. Mais uma vitória do povo com o carimbo da UJS!


E a UJS dá cada dia mais mostras de sua vitalidade e combatividade. Na luta por uma educação pública e de qualidade, na luta em defesa do meio ambiente, na luta pela valorização do trabalho, na luta contra qualquer forma de discriminação e opressão, na luta pela implementação de políticas públicas de juventude, na luta pela democratização dos meios de comunicação, da cultura, do esporte e do lazer. Enfim, na luta anti-imperialista, na em defesa do Brasil, da juventude e do socialismo, sempre estará erguida a bandeira da União da Juventude Socialista!Viva os 24 anos da União da Juventude Socialista!Viva a juventude do Araguaia!


PARABÉNS A NOSSA UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA - UJS - 24 anos





Uma homenagem atrasada a UJS.

Não a esqueci, não esqueci a data, nunca poderei esquecê-la.

Essa entidade que tem a minha idade,
tem a cara dos jovens Brasileiros,
tem a alma dos nossos guerreiros,
tem a alegria das nossas cores,
tem a consciência dos nossos heróis,
tem a liberdade de nossa gente,
tem o calor de nossas lutas,
tem a força da nossa história!

O amor e a admiração que tenho por meus companheiros,
peças únicas, peças chaves,
que se encaixam e se unem num só ideal!

Somos UJS, somos jovens pensantes unidos.
Somos João Amazonas, somos Aldo Rebelo, somos Orlando Silva, somos Manuela D'avila...
Somos nós mineiros (UJS do pão de queijo)
Somos vocês paulistas (UJS que "viemos pra ganhar")
Somos vocês cariocas ( UJS com seus xix goxtosoxxxx)
Somos vocês gaúchos ( UJS Tche!)
Somos vocês goianos! (UJS dos Congressos da UNE)
Somos vocês cearenses , bahianos, alagoanos, piauienses, amazonenses, acreanos...
Somos UJS a maior entidade de Juventude do Brasil!!!

Parabéns a Nós,
Parabéns a minha Amada UJS!!!

18/09/2008

A nova velha forma de amar.





Nesse mundo moderno e consumista onde tudo nos é vendido (roupas, animais, glamour, gente e até mesmo ideais) encontrei uma antiga forma de amar travestida em modernidade e globalização, mas tão velha quanto sincera.

Um amor carinhoso, respeitador, contemplativo e em alguns casos platônico...O companheirismo, a lealdade, a vontade de estar junto sem poder estar, a cumplicidade...

O romantismo das frases escritas em páginas e mais páginas das belas cartas de amor aqui reaparecem. A ânsia do toque, do beijo quase impossíveis... Os encontros com data e hora marcada, o coração que dispara quando se aproxima à hora, e a dúvida: “será que ele vem?”

A tia velha no meio da sala foi substituída pelo computador: eles separam e unem.
As belíssimas cartas pelos e-mails.
E o amor é puro e verdadeiro, não se prende a características físicas, não é cego pelo culto à beleza estética imposta. Ele existe do, com e para o ser amado.
Então porque dizer não ao namoro virtual?
Afinal ele é uma das mais antigas manifestações de amor...
Um amor contemplativo que um dia se realizará, quem sabe...

(Dedicado a você, Guri)

09/09/2008

Arte sim senhor(a) !


Escrito por Eliane Silva Pinto
26-Jul-2008


Os muros e as campanhas: o “atropelo” aos graffiti's acontece no país inteiro


Texto: Kuca 3000*


Esses dias passei por um muro em que estava estampada, com letras de cantos arredondados e números de cor diferente logo abaixo, pra dar contraste com o fundo branco, a propaganda de um candidato a Vereador de um partido de direita, juntamente com a do respectivo candidato a Prefeito. Claro que no dia 6 de Julho estamos em de campanha e os letristas se multiplicam aqui nas ruas da cidade, é natural q os candidatos se utilizem, também, das paredes para se promoverem na sua campanha, e nenhuma lei restringe esse tipo de publicidade visual... Mas, ao me ver ali lendo aquela parada toda com números, letras, siglas, e logotipos... Lembrei-me de ontem, onde, no mesmo muro, havia um bonito graffiti, que eu ate já me acostumei a ver ali.


Mano... Nossa q frio no estomago me deu, pois eu como artista urbano, também me utilizo das ruas como plataforma para divulgar meu trampo e abrir dialogo com a sociedade através dele.


Pensei então: como será a reação do escritor (writer) responsável pelo graffiti apagado? Será que quem apagou, não se importou com o conteúdo artístico expresso ali antes? Respondi a minha 1ª pergunta ao passar por outro muro, onde antes havia um graffiti de minha autoria: Como será que o writer reagiria? Bom, poderia ter sido pior,mas ao ver cerca 6 cartazes mal cobrindo todo o pequeno muro de uma avenida movimentada daqui, me respondi a 2ª pergunta:
Será que não se importaram com o conteúdo artístico expresso ali? Certamente que não, seja por não conhecer a cultura do graffiti e sua capacidade de inclusão social ou por não simplesmente pra cumprir a demanda. Também não acredito que tenham pagado pelo espaço que fica ao lado do comitê Estadual de um grande partido, o mesmo dos cartazes. Também não acredito que tenha sido pago ou terem autorizado a utilização daquele espaço, pois eu mesmo confesso não ter pedido a autorização do proprietário, pois se trata de um muro onde sempre houve graffitis, sempre renovados.


Aqui em Porto Alegre, a Prefeitura criou o DISK-PICHAÇÂO, mas não se preocupou em orientar a guarda municipal e muito menos a nossa população a diferenciar um graffiti de uma pichação, tendo vários grafiteiros tem arcado com ônus da falta de preocupação de nossos governantes e das suas secretarias.


Já em São Paulo, a coisa foi mais fundo, foi instituída uma lei contra poluição visual. Proibindo diversas formas de publicidade e caindo com força no graffiti, mesmo SP sendo a Babilônia do graffiti brasileiro, tendo diversos trabalhos sido apagados na cidade.


Isso me força a perguntar: é possível os políticos não enxergarem o bem e a vida que os muros grafitados trazem para o ambiente urbano? Ou isso é difícil através dos vidros fumê dos seus carros ou das janelas das suas mansões?


Julgado pelas condições da Vila Chocolatão, no centro de Porto Alegre, bem ali, ao lado da Câmara de Vereadores, onde diversos papeleiros habitam em condições sub-humanas, eu acredito que a 2ª pergunta seria a certa a ser feita.
Uma coisa é certa, em todo o país graffiti's são apagados em função das campanhas e os partidos promoverem suas candidaturas.


Isso, na minha visão é uma grande perda cultural para a cidade, nessa época onde toda a cultura é de difícil aceso, onde o cinema é caro, o teatro também e a televisão não traz grandes os mesmo benefícios q a arte pura traz instigando a imaginação e o pensamento.
Fico feliz, porem, ao ver exemplos como Salvador, onde o grupo de grafiteiros que contribuem com a Prefeitura, se organizou e criou um documento repudiando o "atropelo" de graffiti's para finalidades políticos partidárias, e irão entregar na câmara municipal.


Lá, Salvador, é uma realidade especifica São Paulo outra, e Porto Alegre outra e cada uma tem particularidades. Em algumas o graffiti é mais difundido e unido e organizado em outras nem tanto, mas essa arte que vende telas a quantias consideráveis, que realiza através de oficinas trabalhos sociais, e que hoje é a tendência da moda sendo muito utilizado por empresas e produtoras para contemporanizar seus produtos e marcas, e que traz a arte para a rua, acessível a todos sem cobrar por isso, merece mais atenção dos candidatos. Afinal de contas se o candidato fulano escreve seu nome próprio em muros com o objetivo de atingir a sociedade, não é diferente de outras formas de expressão como uma pichação por exemplo.


Alguns irão se lembrar na época da velha cédula de papel, nas eleições municipais de 1988 no Rio de Janeiro, após um bloco de um programa de televisão humorístico, o Macaco Tião teve alto índice de aceitação popular (9,5%) tendo seus eleitores realizado diversas pichações para promoverem seu candidato, com os dizeres: VOTE MACACO TIÃO.


Encerrando esse artigo registro que considero um grande erro, apagar graffitis, que são feitos por grandes nomes da arte contemporânea, já tendo se colocado junto aos grandes mestres da pintura, por finalidades de campanha eleitoral, pois se tratam de patrimônios públicos da humanidade e da sociedade de cada região como museus a céu aberto, devem ser respeitados os muros que contem esse tipo de expressão tanto quanto os postes e telefones públicos, pois é terrível ver o trabalho de verdadeiros Van Gogh's atual atropelados por nomes e números.

Certamente, meu voto, esse candidato não terá .

* Kuca 3000 é diretor de comunicação da Nação Hip Hop Brasil/Porto Alegre
Art do Risco Crew

NUVEM DE PRECONCEITOS

Do blog do Petta

26/06/2008 12:16

Enquanto as discussões públicas caminham em direção à garantia de direitos aos homossexuais, alguns pequenos grupos ainda se vestem de intolerância. Ontem, em frente ao Congresso, um grupo de evangélicos promoveu manifestação contra o Projeto de Lei que criminaliza a homofobia. Eles tentaram invadir o Legislativo com um protesto baseado no “direito de criticar a homossexualidade, sem punições estabelecidas na legislação”.

Mais impressionante, ainda, são os argumentos que se seguiram. Diziam os manifestantes que o projeto “abre as portas para a pedofilia”, “transforma o país numa Sodoma e Gomorra” e que “dá poderes ditatoriais a uma minoria”. Inversão de valores total.
Na contramão disso tudo, a Agência Brasil divulgou pesquisa realizada pelo DataSenado por telefone, que mostrou uma total discrepância entre a opinião desse grupo e os próprios evangélicos. Cerca de 55% se mostrou favorável à criação de uma lei que pune ações homofóbicas.

Como se vê, as discussões realmente estão no rumo da melhor compreensão das diferenças. E para aqueles que ainda não conseguem colocar isso na cabeça, a melhor maneira de se acabar com o preconceito é a disseminação de informação. Lembrando sempre que orientação sexual nunca determinou conduta e caráter.

Hoje em dia, não há mais espaço para pequenas inquisições em nome de dogmas religiosos.

"O que eu vejo."


O nome do blog (Além do que se vê!) me veio com a necessidade de quebrar paradigmas e pré-conceitos criados por uma moral hipócrita que privilegia aqueles que tem dinheiro.

Hoje acordei com uma vontade louca de por pra fora todos os meus conceitos.


Os tenho não como preconceitos, mas como conceitos formados, e quem me conhece sabe que não os escondo de ninguém assim como não os tento impor a seu ninguém.
Tenho conceitos formados contra religião, contra arte viajandona que não consegue se explicar nem se utilizado do conceito de estética (do juízo de gosto Kantiano), contra música deturpadamente chamada de sertaneja cantada por Zezé de Camargo e Cia, e penso que música não se faz com a bunda! Odeio Homofóbicos e acho que racistas deveriam "ser mandados para a Sibéria" kkk.

E a partir daí vão muitos outros...

Hoje resolvi atacar!

Vou encher o blog de matérias de blogueiros e de pessoas que admiro.

Enquanto não me sobra tempo para escrever, vou postando o que li, amei e queria ter dito e que foi escrito por outras iluminadas mãos.


Abraços e espero que gostem.

08/09/2008

QUADROS




Esse texto eu escrevi a alguns meses...
Hoje tive coragem de postá-lo.
Pode parecer "puxação de saco" mas o personagem de quem eu falo é merecedor.
Então dane-se quem ler e não gostar! Tenho certeza que muitos concordam comigo.




QUADROS

Quadros sempre fizeram parte da minha vida.
Cresci vendo minha mãe pintar. Sofrendo com o quadro da Mona Lisa rindo sarcasticamente de mim quando meu pai me punha de castigo.
Peguei amor por aquela confusão de papel, madeira desenho e tinta dependurado na parede.

Mas hoje não é desse quadro que vou falar.
Mas de um outro tipo...

Há pouco tempo passei a trabalhar com um quadro em especial.
É um quadro novo em comparação com um ícone de 190 anos, tem apenas 41.
Esse quadro nasceu de Dona Joana na pequena cidade de Brejo das Almas, no Junco de Minas Gerais.
Foi construído pelo Partido Comunista do Brasil.
Fundou a União da Juventude Socialista de Montes Claros, militou no Movimento Estudantil. Eleito um dos mais novos vereadores, exerce tão bem seu mandato que o povo sempre o quer lutando por eles e assim se mantem na câmara municipal de Montes Claros há 16 anos.
O Lipa que eu conheço quase não erra. É organizado e cobra isso de quem o cerca. Cumprimenta a todos com um abraço, as meninas com um beijo na testa. Tem uma capacidade de raciocínio muito rápida, um imenso conhecimento de marxismo, é duro com quem erra, mas se emociona e chora ao ver libertos estudantes presos injustamente.
Esse diretor estadual do PCdoB de Minas Gerais anda de porta em porta junto com a “moçada” recolhendo assinaturas para o 1º Projeto de Lei de Iniciativa Popular ( 15.000 assinaturas). Respeitado pelo Reitor da Unimontes, por deputados e ministros, senta na calçada para descançar com a UJS. Esse Cientista Social, pai de família, deita num colchonetezinho no chão da sede do partido para descansar na hora do almoço entre uma jornada e outra de luta.
Arrumando seus papéis no gabinete encontrei um conto que li e achei lindo. Só depois dei por mim do tamanho da minha indiscrição: o conto era assinado por ele.
Agora o nosso Quadro, cientista, pai de família, diretor estadual, vereador, presidente do partido, fundador da UJS Moc... (ufa!), mostra todo seu lado sensível publicando um lindo livro de contos...
Os respeitáveis Carlim Moura, Jô Morais, Aldo Rebelo, Orlando Silva e muitos outros tem um Camarada a altura em Montes Claros.

E assim Lipa para mim é um Kandinsky. Um estudioso do que faz que preza pela simplicidade. Que pode não ter a fama, mas juntamente com os Da Vincis, Picassos e Portinaris, tem seu espaço respeitado na galeria.

06/09/2008

A FUMAÇA E SUA DANÇA NO AR...




Mário Quintana dizia: "Desconfia dos que não fumam;esses não têm vida interior, não tem sentimentos.O cigarro é uma maneira sutil, e disfarçada de suspirar."

Como diz Paulo Alves:
"Fumo cigarro atrás de cigarro,
Para tentar queimar a dor da alma,
Consciente à vontade de sentir alegria,
De não mais fumar, mas não a encontro,
E parar não consigo, aí me apercebo que:

-Estou a fumar, bem menos do que posso,
Mas muito mais do que devia..."