25/03/2011

Líbia, além do que vemos na TV...


Por Thierry Meyssan, Cubadebate

Algumas mentiras ocidentais sobre a Guerra contra a Líbia

É costume dizer que em uma guerra, a primeira vítima é a verdade. As operações militares na Líbia e a resolução 1973, que serve como base jurídica, não são uma exceção à regra. São apresentadas ao público como necessárias para proteger a população civil vítima da repressão indiscriminada do coronel Kadafi. Na realidade, têm objetivos imperialistas clássicos.

Vejamos a seguir alguns elementos clássicos:
Crimes contra a humanidade

Com a intenção de piorar o panorama, a mídia corporativa fez crer que as centenas de milhares de pessoas que fugiam da Líbia estavam tratando de escapar de um massacre. Agências de notícias falaram de milhares de mortos e de "crimes contra a humanidade". A resolução 1970 denunciou perante a Corte Penal Internacional possíveis "ataques sistemáticos ou generalizados contra a população civil". O conflito líbio tem na realidade uma leitura politica e, por sua vez, uma leitura em termos tribais. Os trabalhadores imigrantes foram as primeiras vítimas do enfrentamento. Bruscamente, viram-se obrigados a partir. Os combates entre os partidários de Kadafi e os sublevados foram certamente sangrentos, mas não nas proporções anunciadas. Nunca houve uma repressão sistemática contra a população civil.

Apoio à "primavera árabe"

Em seu discurso perante o Conselho de Segurança, o ministro francês de Relações Externas, Alain Juppé, elogiou a "primavera árabe" em geral e a insurreição líbia em particular.

Seu lírico discurso escondia terríveis intenções. Não disse uma única palavra sobre a sangrenta repressão no Iêmen e no Barein, mas elogiou o rey Mohamed VI, de Marrocos, como se tratasse de um dos militantes revolucionários, contriuindo assim para piorar a desastrada imagem da França que existe no mundo árabe, graças à presidência de Sarkozy.

Apoio da União Africana e da Liga Árabe

Desde o início destes acontecimentos, França, Reino Unido e Estados Unidos não deixam de afirmar que esta não é uma guerra ocidental, embora o ministro francês do Interior, Claude Gueant, tenha falado de uma "cruzada" de Sarkozy. Os três países mencionados se escudam assim no apoio que sopostamente teriam recebido da União Africana e da Liga Árabe.

A realidade é que a União Africana condenou a repressão e reconheceu a legitimidade das exigências pela democracia, mas se pronunciou em todos os momentos contra uma intervenção armada estrangeira. Em relação à Liga Árabe, se trata de uma organização que reúne principalmente uma série de regimes ameaçados por revoluções similares. Esses regimes apoiaram o mesmo princípio de contrarrevolução ocidental — alguns deles inclusive estão participando dela no Barein — mas não podem se dar o luxo de chegar a apoiar uma verdadeira guerra ocidental, porque teriam de enfrentar uma aceleração dos movimentos de oposição internos que poderiam derrotá-los.

Reconhecimento do Conselho Nacional Líbio de Transição

Há três zonas sublevadas na Líbia. Um Conselho Nacional de Transição foi constituído em Benghazi. Em seguida se fundiu com o Governo Provisório, criado pelo ministro de Justiça de Kadafi, que se uniu aos sublevados. Foi esse mesmo personagem, segundo as autoridades búlgaras, que organizou as torturas contra as enfermeiras búlgaras e o médico palestino que o regime manteve detido por um longo tempo.

Ao outorgar seu reconhecimento a este Conselho Nacional Líbio de Transição e ao eximir de toda culpa seu novo presidente, a coalizão de países ocidentais escolhe seus interlocutores e os impõe aos sublevados como dirigentes. Isso permite afastar os revolucionários nasseristas, comunistas e khomeinistas.

O objetivo é adiantar-se aos acontecimentos e evitar o que aconteceu na Tunísia e no Egito, quando os ocidentais impuseram um governo do partido de Ben Ali sem Ben Ali ou um governo de Suleiman sem Mubarak, governos que os revolucionários derrubaram do mesmo modo.

Embargo sobre o armamento

Se o objetivo era proteger a população, teria bastado instaurar um embargo aos mercenários e ao armamento destinado ao exército de Kadafi. Em vez disso, o embargo também foi extendido aos sublevados, como prevenção contra sua possível vitória. O verdadeiro objetivo era deter a revolução.

Zona de exclusão aérea

Se o objetivo fosse proteger a população civil, a zona de exclusão se limitaria aos territórios sublevados, como foi feito no Iraque com o Curdistão. A realidade é que a proibição de voo se extende a todo o país. Desse modo, a coalizão espera manter a correlação de forças em terra e dividir o país em quatro partes: as três sublevadas e a zona líbia.

Esta divisão de fato da Líbia deve ser comparada com a do Sudão e da Costa do Marfim, as primeiras etapas do "redesenho da África".

Congelamento de bens

Se o objetivo fosse proteger a população civil, teria sido determinado apenas o congelamento dos bens pessoais da família de Kadafi e dos altos funcionários do regime, para impedi-los de violar o bloqueio sobre o armamento. No entanto, esse congelamento foi extendido também aos bens do Estado líbio. O fato é que a Líbia, sendo um rico Estado petroleiro, dispõe de um tesouro considerável, parte do qual está investido no Banco do Sul, instituição que se dedica ao financiamento de projetos no Terceiro Mundo. Como assinalou o presidente da Venezuela Hugo Chávez, o congelamento de bens não protegerá os civis. Seu objetivo e restabelecer o monopólio do Banco Mundial e do FMI.

Coalizão de voluntários

Se o objetivo fosse proteger a população civil, o encarregado de aplicar a resolução 1973 seria a ONU, Ao invés disso, as operações militares são cooredenadas atualmente pelo US AfriCom, o comando americano na África e, supostamente, passarão para o comando da Otan. É por isso que o ministro de Relações Externas da Turquia, Ahmet Davutoglu, mostrou-se indignado diante da iniciativa francesa na agressão e exigiu explicações por parte da Otan.

De maneira mais direta, o premiê russo Vladímir Pútin qualificou a resolução 1973 como viciada e inadequada. "Se alguém ler a resolução verá que ela autoriza qualquer um a tomar medidas contra um Estado soberano. Tudo isso me lembra a conclamação medieval à cruzada", concluiu Pútin.

Fonte: Cubadebate

A química do chocolate

Por: Fábio Reis*

Associado à paixão, ao bem estar e, para alguns exagerados, ao vício, o chocolate é um alimento extremamente antigo, sendo que já foi idolatrado por certos povos, como os astecas.



Sua ligação com a paixão e com o bem estar existe, pois ao ingerir chocolate, uma série de substâncias que esse alimento contém, como a feniletilamina e o triptofano são introduzidas no organismo. Além disso, há liberação de endorfina, que é um opióide produzido pelo próprio organismo.



Uma das substâncias em questão, o triptofano, é um precursor da serotonina. Esse aminoácido tem uma variação constante a nível plasmático, dependendo da ingestão de alimentos e do momento do dia. O triptofano é captado pelos neurônios, e já é convertido em 5-hidroxitriptofano pela triptofano hidroxilase. Logo após ele é descarboxilado por um aminoácido descarboxilase transformando-se em 5 hidroxitriptamina, ou 5-HT, mais conhecida como serotonina. A serotonina pode estar ligada ao aumento de apetite e à obesidade. Isso foi comprovado em animais de laboratório onde agonistas dos receptores de 5-HT1A, como 8-OH-DPAT, e antagonistas que atuam nos receptores de 5-HT2, aumentaram o apetite, e em alguns casos observou-se o desenvolvimento da obesidade. Além disso, há estudos que compravam a ligação da serotonina com o humor. Isso se dá, pois há uma ampla distribuição desse neurotransmissor no sistema límbico. Experimentos já foram realizados, onde o triptofano foi usado no tratamento de depressão com o objetivo de aumentar a síntese de 5-HT.
Além dos efeitos que a serotonina pode desencadear, a ingestão de chocolate aumenta os níveis de endorfina no cérebro. A endorfina é relacionada ao bom humor, sensação de bem-estar e euforia e também a um efeito analgésico. Ela pertence a classe dos opiódes, e estes, em geral, tem relação de seus receptores com a proteína G inibindo a adenilato ciclase, reduzindo dessa forma a quantidade intracelular de cAMP. Além disso, a proteína G pode estar associada à canais iônicos, e por influência dessas substâncias os canais de potássio são abertos e a abertura desses canais inibe a abertura dos canais de cálcio.Esses efeitos na membrana reduzem a excitabilidade neuronal e a liberação de neurotransmissor. Isso gera como efeito global, uma inibição ao nível celular.

Com todos esses efeitos, os ditos chocólatras podem tentar justificar o seu vício. Porém os poucos estudos nessa área, revelam que ainda não há um consenso se o chocolate pode realmente viciar, pois é evidente que há uma alteração química no corpo, mas não necessariamente essa alteração pode causar algum tipo de dependência.

* aluno de medicina da UnB, cursando a disciplina Bioquímica e Biofísica

16/03/2011

Vou abrir minha igreja e já volto!!! - Folha de São Paulo...


O primeiro milagre do heliocentrismo


Claudio Angelo, editor de Ciência da Folha, e Rafael Garcia, repórter do jornal, decidiram abrir uma igreja.


Com o auxílio técnico do departamento Jurídico da Folha e do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo Gasparian Advogados, abriram. Precisaram apenas de R$ 418,42 em taxas e emolumentos e de cinco dias úteis (não consecutivos) . É tudo muito simples.


Não existem requisitos teológicos ou doutrinários para criar um culto religioso.
Tampouco se exige número mínimo de fiéis.


Com o registro da Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangélio e seu CNPJ, puderam abrir uma conta bancária na qual realizaram aplicações financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levassem a coisa adiante, poderiam se livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens colocados em nome da igreja.


Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes. Uma vez ungidos, eles adquirem privilégios como a isenção do serviço militar obrigatório e direito a prisão especial.

LISTA DE IGREJAS ABERTAS NO BRASIL EM 2010 (até setembro)- Igreja da Água Abençoada

- Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina

- Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder

- Congregação Anti-Blasfêmias

- Igreja Chave do Éden

- Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta
- Igreja Batista Incêndio de Bênçãos

- Igreja Batista Ô Glória!

- Congregação Pass o para o Futuro

- Igreja Explosão da Fé

- Igreja Pedra Viva

- Comunidade do Coração Reciclado

- Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal

- Cruzada de Emoções

- Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)

- Congregação Plena Paz Amando a Todos

- Igreja A Fé de Gideão

- Igreja Aceita a Jesus

- Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém

- Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo

- Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos)

- Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo (quem perder vai ficar!!!)

- Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação

- Comunidade Arqueiros de Cristo

- Igreja Automotiva do Fogo Sagrado (ESSE DEVIA TER ABERTO UMA CONCESSIONÁRIA)

- Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo

- Assembléia de Deus do Pai, do Filho e do Espírito Santo

- Igreja Palma da Mão de Cristo

- Igreja Menina dos Olhos de Deus

- Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos

- Associação Evangélica Fiel Até Debaixo DÁgua (em são paulo no meio das enchentes)

- Igreja Batista Ponte para o Céu - Igreja Pentecostal do Fogo Azul

- Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!

- Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas

- Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade (Suma-se!!!!!!!!)

- Igreja Filho do Varão (Opa!!! Se puxar o pai vai se dar bem!!!!)

- Igreja da Oração Eficiente

- Igreja da Pomba Branca

- Igreja Socorista Evangélica (essa é do Café, do Beiçudo, dos bombeiros de Tibagi)

- Igreja A de Amor (NESSA SÓ DEVE TER ADORADORES DA XUXA)

- Cruzada do Poder Pleno e Misteri oso

- Igreja do Amor Maior que Outra Força

- Igreja Dekanthalabassi

- Igreja dos Bons Artifícios

- Igreja Cristo é Show (Padre Marcelo gosta dessa também)

- Igreja dos Habitantes de Dabir - Igreja Eu Sou a Porta

- Cruzada Evangélica do Ministério de Jeová, Deus do Fogo

- Igreja da Bênção Mundial

- Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse

- Igreja Barco da Salvação

- Igreja Pentecostal do Pastor Sassá

- Igreja Sinais e Prodígios

- Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul - Igreja do Manto Branco

- Igreja Caverna de Adulão

- Igreja Este Brasil é Adventista

- Igreja E..T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção) (????????)

- Igreja Evangélica Florzinha de Jesus (deve ser a mulher do Carlinhos de Jesus.)

- Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando

- Ministério Eis-me Aqui

- Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia

- Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará

- Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos

- Igreja Evangélica Facho de Luz

- Igreja Batista Renovada Lugar Forte

- Igreja Atual dos Últimos Dias

- Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te

- Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas

- Igreja Evangélica Bola de Neve

- Igreja Evangélica Adão é o Homem

- Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado

- Ministério Maravilhas de Deus

- Igreja Evangélica Fonte de Milagres

- Comunidade Porta das O velhas

- Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
- Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo

- Igreja Evangélica Luz no Escuro

- Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim

- Igreja Pentecostal Planeta Cristo

- Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos

- Igreja Evangélica Pentecostal da Bênção Ininterrupta

- Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés(COITADO DO MOISÉS TROCARAM O PAUZINHO DELE POR UMA COBRINHA rsrsrsrs)

- Assembléia de Deus Fonte Santa em Biscoitão

- Igreija Evangélica Muçulmana Javé é Pai

- Igreja Abre-te-Sésamo (AHHHH, ESSA SIM, TA NO ESQUEMA DE ALI BABA SÓ NÃO INFORMARAM COM QUANTOS LADRÕES.)

- Igreja Assembléia de Deus Adventista Romaria do Povo de Deus

- Igreja Bailarinas da Valsa Divina (SERÁ QUE ESSA É MEIO CLUBE DA LULUZINHA??? OU SERÁ QUE HOMENS TB PODEM PARTICIPAR?)

- Igreja Batista Floresta Encantada (FICA NA DISNEY ISSO????)

- Igreja da Bênção Mundial Pegando Fogo do Poder

- Igreja do Louvre

- Igreja ETQB, Eu Também Quero a Bênção

- Igreja Evangélica Batalha dos Deuses (PENSEI QUE EVANGÉLICOS FOSSEM MONOTEÍSTAS)

- Igreja Evangélica do Pastor Paulo Andrade, O Homem que Vive sem Pecados (é o Cristo em pessoa!!)

- Igreja Evangélica Idolatria ao Deus Maior

- Igreja MTV, Manto da Ternura em Vida

- Igreja Pentecostal Marilyn Monroe (ESSE DEVE TER PREMONIÇÕES HOLLYWOODIANAS) - Igreja Quadrangular O Mundo É Redondo

- Igreja Pentecostal Trombeta de Deus (Samambaia -DF)

- Igreja Pentecostal Alarido de Deus (Anápolis -GO)

- Igreja pentecostal Esconderijo do Altíssimo (Anápolis -GO) COITADO DO ALTÍSSIMO,VIROU FUGITIVO

- Igreja Batista Coluna de Fogo (Belo Horizonte -MG)

- Igreja de Deus que se Reúne nas Casas (Itaúna -MG)

- Igreja Evangélica Pentecostal a Volta do Grande Rei(Poços de Caldas-MG)

- Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia (Uberlândia -MG)

- Igreja Evangélica a Última Trombeta Soará (Contagem -MG)

- Igreja Evangélica Pentecostal Sinal da Volta de Cristo (Três Lagoas -MS)

- Igreja Evangélica Assembléia dos Primogênitos (João Pessoa -PB)

- Ministério Favos de Mel (Rio de Janeiro -RJ)

- Assembléia de Deus com Doutrinas e sem Costumes (Rio de Janeiro -RJ)


(Aqui fica provado que é mais fácil abrir uma igreja do que um boteco....)

12/03/2011

"Comichão cognitivo" ou "verme de ouvido"






Calma!

Não tô falando de nenhuma infecção feia que causa prurido e outras coisas mais nojentas.
Tô falando de uma coisa que, depois do carnaval então é altamente contagiosa.

Uma coisa que segundo o professor James Kellaris - da Escola de Administração e Negócios da Universidade de Cincinnati: "Nas pesquisas, descobrimos que entre 97% e 99% das pessoas são suscetíveis a vermes de ouvido em algum momento", afirmou.

Pára de fazer cara de nojo! E presta atenção!

''Uma pesquisa nos Estados Unidos descobriu que algumas músicas não saem da nossa cabeça porque criam uma espécie de "coceira no cérebro", que só pode ser aliviada se o som for cantarolado muitas vezes. Na Alemanha, esse tipo de música é conhecido como "ohrwurm" ("verme de ouvido") e, tipicamente, tem uma melodia otimista, com letra repetitiva, que fica entre atraente e irritante''

Creio que o Brasil é o maior produtor de vermes de ouvido do mundo...Não preciso citar os Estados produtores né? Depois vão me acusar de 'pré-conceituosa' e tal...

"Músicas como Y.M.C.A., do Village People e Macarena, de Los Del Rio, devem seu sucesso à capacidade que têm de criar uma "coceira cognitiva", segundo o professor James Kellaris, da Escola de Administração e Negócios da Universidade de Cincinnati. "Uma coceira cognitiva é o tipo de metáfora que explica como essas músicas ficam na nossa cabeça", disse o professor Kellaris ao programa Outlook, do Serviço Mundial da BBC."

Vamos regionalizar isso aí? Pensa bem... Coitados dos Village People e cia! Aqui temos Sertanojo que me recuso a chamar de 'universitário', funck, e o maldito axé, e outras coisas mais. Então esses exemplos da matéria ali serão alinhados com esses daqui? Coitados...

"Jingles - "Algumas músicas têm propriedades análogas às de uma histamina, que faz coçar nossos cérebros", explicou. "A única maneira de aliviar a comichão cognitiva é repetir a música em nossa cabeça". O professor Kellaris apresentou os resultados preliminares de sua pesquisa em uma conferência de psicologia do consumo. Segundo ele, virtualmente todo mundo sofre de comichão cognitiva em um momento ou outro."

"Mas certamente algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras. Mulheres tendem a ser mais suscetíveis do que homens. Os músicos também são mais suscetíveis do que os que não são músicos".

Eita...

A pesquisa é de grande interesse para a indústria pop - de olho no aumento de vendas - e para anunciantes, que usam jingles para assegurar que as marcas fiquem na cabeça dos ouvintes. "Para os objetivos da música pop e da propaganda, deseja-se alguma coisa que uma vez ouvida não seja esquecida rápida ou facilmente", explicou Chris Smith, criador de jingles.

Segundo ele, um bom "verme de ouvido" é "insidioso e freqüentemente primitivo". "Um dos elementos-chave de um "verme de ouvido" é a repetição", disse Smith. "Algo com conteúdo muito variado não é assimilado facilmente".

Maldita Indústria fonográfica!!! Achei ótima uma frase da Marly Marley: 'Não tente ser um cantor de sucesso, e sim um cantor de valor!'

"Realmente, eu acho que, para objetivos práticos, um "verme de ouvido" é realmente alguma coisa que as pessoas podem captar rapidamente e reproduzir enquanto estão caminhando na rua, para a infelicidade de muita gente".

Mozart Até mesmo os grandes músicos sofreram com "vermes de ouvido", segundo Smith. Mozart ficava "enfurecido" quando seus filhos tocavam melodias e escalas no piano em um quarto abaixo do dele, mas paravam antes de concluir a música. "Ele descia correndo e completava a escala, porque não podia suportar ouvir uma escala incompleta", contou Smith.

Professor Kellaris disse que sua pesquisa mostrou que não há, no entanto, um padrão para criar um "verme de ouvido". As pessoas reagem de forma diferente a diferentes canções. Segundo ele, também não há qualquer meio garantido de tirar a música de nossa cabeça.

Não há um padrão para a criação?Ah, mas há sim!!! Vá para a Bahia! Vá para Goiás! Lá também se produz música... mas deve estar muito bem guardada.

"Estratégias de substituição raramente funcionam, porque enquanto procuramos na memória uma canção substituta, provavelmente vamos achar outro "verme de ouvido"", reconheceu. "Algumas pessoas defendem estratégias de conclusão. Se você ouvir uma música integralmente, algumas vezes isso faz com que saia da sua cabeça".

Agora pensa... não tem jeito. Você vai ter que saber toda a letra de ''vou não, posso não, minha mulher não deixa não...'', ou do ''dar uma fugidinha com você'' ou qualquer desses lixos produzidos por aí, para poder cantar até o final e vê se consegue se livrar do verme... aff!

Matéria interessante né? E meio desalentadora também...

Mas agora posso classificar isso que chamo de lixo como 'verme de ouvido'! E melhor, sem ninguém encher o saco com sua visão 'politicamente correta' e relativista. Afinal de contas agora sim, estou embasada cientificamente! Hehehe!

09/03/2011